Colaborador e empregador têm direitos e deveres. O advogado trabalhista atua como representante entre as partes na resolução dos impasses.

De acordo com a Justiça do Trabalho, de janeiro a setembro de 2020 o Brasil teve um aumento de 19,3% no número de processos trabalhistas comparado com o mesmo período de 2019.

Nesses nove meses, o Tribunal Superior do Trabalho recebeu 313.837 processos.

Interessante informar que desse total, 276.687 são casos novos, seguidos de 36.590 recursos internos e 560 são retornos para nova decisão, sendo que hora extra foi o principal motivo para as ações.

Diante do crescente aumento, verifica-se que o trabalhador está buscando seus direitos.

Você sabe quando é hora de procurar esse profissional? Continue a leitura e descubra.

O que um advogado trabalhista faz?

O advogado trabalhista é o profissional especializado no Direito do Trabalho, a área que regula a relação entre o trabalhador e o empregador. 

Quando sua especialidade é defender o funcionário, tem o papel de auxiliá-lo toda vez que ele se sentir lesado em suas atividades laborais nas mais diversas categorias profissionais. 

É quem buscará formas para que os direitos infringidos sejam reparados pelo empregador toda vez que for constatada uma irregularidade legal.

Quando devo procurar um advogado trabalhista?

Essa é uma dúvida bem comum entre os trabalhadores atuantes e os que estão em estado demissionário. 

Existem muitas situações em que o colaborador pode ter o seu direito violado.

Geralmente, um advogado trabalhista atua em defesa do trabalhador nas seguintes causas:

  • reconhecimento do vínculo empregatício,
  • recebimento de horas extras,
  • danos morais sofridos,
  • pagamento do adicional noturno, 
  • demissão por justa causa,
  • rescisão indireta,
  • adicional de periculosidade e insalubridade.

Por isso, você deve procurar um para:

Tirar dúvidas

O ideal é que sempre que surgir qualquer dúvida sobre a atitude do empregador ou suspeitas de que seus direitos não estão sendo cumpridos, o advogado trabalhista seja procurado. 

Somente esses profissionais têm a capacidade de analisar toda a situação e avaliar a documentação para esclarecer seus questionamentos e reivindicar na Justiça o seu reparo. 

Conhecer os seus direitos

A maioria das pessoas não conhece a legislação trabalhista e, muitas vezes, acaba se prejudicando por isso. 

Por exemplo, quando o trabalhador sofre acidente de trabalho, ele tem direito a ser afastado das suas atividades, bem como de receber um auxílio-doença acidentária ou, ainda, quando acometido de doença ocupacional – decorrente do trabalho – tem direito a perceber auxílio-doença. 

Todavia, para que haja concessão do auxílio-doença acidentário, é necessário que a empresa emita a CAT, Comunicação de Acidente de Trabalho, para que seja enviada ao INSS e, com isso, o trabalhador consiga a concessão do benefício. 

Muitos colaboradores deixam de receber esse auxílio por desconhecerem o fato e não exigirem da empresa a emissão do documento a tempo de enviar ao órgão. 

Por isso, em casos de acidentes e doenças ocupacionais ou qualquer outro imprevisto, consulte o advogado para conhecer a fundo todos os seus direitos.

Contar com ajuda profissional

O advogado está constantemente atualizado sobre as mudanças da legislação trabalhista, por isso, ele é fundamental a toda hora. 

Portanto, conte com a ajuda de um profissional sempre que necessitar de orientação, pois ele analisará a sua situação e providenciará os devidos recursos para o processo de reparação.

Ele também será o seu consultor e atuará como o facilitador, buscando encontrar as melhores soluções para defender os seus interesses a toda hora.

Agora que você sabe quando é hora de procurar um advogado trabalhista, saiba como a equipe Kahle & Bitencourt pode ajudar na resolução do seu problema!

One Comment

Leave a Reply