Infelizmente, não é incomum que uma pessoa seja vítima de fraude. Isso porque pesquisas estimam que 6 a cada 10 brasileiros tenham passado por esse tipo de situação nos anos de 2020 e 2021.
O uso da internet e de novas ferramentas e plataformas facilitaram a aplicação de golpes por criminosos em cidadãos que não possuem conhecimento quanto a utilização da tecnologia, principalmente no que diz respeito ao pagamento de boletos, compras online e transferência de dinheiro.
Neste post, explicamos no que consiste a fraude e como proceder ao ser vítima dessa situação. Confira!
Na legislação, o que é fraude?
A fraude não corresponde a uma situação específica, mas a um conjunto de crimes que se enquadram nessa categoria por conta de algumas características.
De maneira geral, o termo abrange todos os atos enganosos e de má-fé cujo objetivo é enganar e prejudicar alguém para benefício próprio de quem comete a ação.
As motivações para esses crimes costumam ser financeiras, de modo que a vítima sofre com a perda de um valor em dinheiro que é destinado, por engano, ao fraudador.
Quais os principais tipos de fraude?
Por se tratar de um termo abrangente, podem ocorrer diversos tipos de situações que se enquadram como fraude.
A utilização de aparelhos eletrônicos traz consigo alguns riscos, uma vez que aqueles que não estão habituados ao seu uso ficam vulneráveis à ação de pessoas mal intencionadas.
Exemplo claro disso são os boletos falsos, uma estratégia que consiste em gerar códigos de barras falsos e até mesmo na criação de sites para download do arquivo.
A vítima, então, pensa estar realizando o pagamento de uma conta, mas, na verdade, seu dinheiro está sendo direcionado à conta do criminoso responsável pela fraude.
Os sites falsos também são um meio de roubar os dados de usuários da internet e utilizá-los de maneira ilegal.
Ao criar uma página idêntica a uma já existente, o fraudador engana o usuário e faz com que ele ofereça informações pessoais, que serão utilizadas posteriormente sem o consentimento da vítima.
Além disso, com as informações necessárias em mãos, o fraudador pode solicitar empréstimos e financiamentos em nome da vítima, gerando dívidas de alto valor.
Como proceder se fui vítima de fraude?
As vítimas de fraude costumam ficar cientes de sua situação apenas ao serem procuradas pelas instituições nas quais foram desenvolvidas as ações em seu nome.
Em muitos casos, só se percebe que há algo de errado quando surgem pendências no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e no Serasa.
A primeira atitude a se tomar é entrar em contato com a instituição em que se deu a fraude e solicitar um relatório das atividades e eventuais contratos que tenham sido firmados.
Para colocar um fim à situação e recuperar os valores perdidos. E pode ser preciso entrar com uma ação judicial.
Por esse motivo, recomenda-se que a vítima procure por advogados especializados que possam orientá-la nesse processo e colocar em prática as ações necessárias para reverter os danos sofridos.
Agora que você já sabe o que é uma fraude, continue por aqui e confira nosso post sobre como obter guarda judicial de menor!